sexta-feira, 9 de março de 2012

Alimentos de Baixo Poder Pró-Inflamatório

Certos elementos da dieta, como ácidos graxos trans e alimentos com carga glicêmica elevada tem alto poder pró-inflamatório e geram estresse oxidativo, o qual por sua vez estimula mediadores da inflamação.

A inflamação era vista apenas como um meio de defesa do nosso sistema imunológico contra vírus, bactérias, produtos químicos e queimaduras do sol. Hoje se sabe que o processo inflamatório contínuo e descontrolado está relacionado com o desenvolvimento de doenças, como obesidade, diabetes, doença cardiovascular, entre outras. De modo comparativo, é um sinal de alerta, um aviso de que algo incomum acontece no organismo e deve ser resolvido.


O corpo humano controla o processo inflamatório por meio de hormônios que elevam e diminuem dependendo da alteração do organismo. Esse controle é necessário no reparo das lesões ou na proteção contra infecções. Esses hormônios são prostaglandinas e leucotrienos, sintetizados a partir dos ácidos graxos ômega-3 e 6.
Todo alimento tem uma função importante nos níveis hormonais. Logo, a alimentação pode ativar ou inibir o processo inflamatório.

Uma dieta de baixo poder pró-inflamatório deve priorizar:

- alimentos ricos em ômega-3

- aumentar consumo diário de folhas verdes

- consumir mais frutas e vegetais

- alimentos integrais

- ervas e fitoterápicos

É de extrema importância que se faça uma dieta equilibrada junto aos alimentos de baixo poder pró-inflamatório. Consulte o nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário