domingo, 28 de agosto de 2011

Nutrição na Gestação e suas Complicações

A energia adicional durante a gestação é necessária para suportar as demandas metabólicas da gravidez e do crescimento fetal. O metabolismo da gestante aumenta cerca de15%.
É necessário o acompanhamento nutricional para que o ganho de peso não seja superior as recomendações, pois pode ser prejudicial à saúde da gestante e do feto.
Complicações como náuseas, vômito e azia são comuns. Entretanto, quando uma mulher vomita excessivamente no início da gravidez, um déficit de proteína, energia, vitaminas e minerais podem ocorrer. A forma comum de náusea pode melhorar por medidas dietéticas simples como refeições pequenas, secas, frequentes e evitar odores que provoquem a náusea.
A azia é uma queixa comum durante a última fase da gravidez. Na maioria dos casos, é um efeito da pressão do útero aumentado sobre o intestino e estômago, que em combinação com o relaxamento do esfíncter esofágico, pode resultar a regurgitação. Limitar a ingestão alimentar antes de dormir, a quantidade de alimentos por refeição e não beber junto à refeição pode ajudar a aliviar a condição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário